21/03/2023
A situação da Dengue em nosso município é preocupante e alarmante, já que estamos com 35 casos positivos e 45 aguardam resposta, e para tentar frear o avanço da doença, iniciaremos amanhã (22) um Arrastão contra a Dengue, uma ação conjunta entre os Agentes de Controle de Vetores e Agente da Saúde.
O arrastão tem como objetivo passar em TODOS os imóveis, fiscalizando, orientando e eliminando criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Para que o resultado desse arrastão seja satisfatório, precisamos da COLABORAÇÃO DE TODOS, que permitam que os agentes entrem em suas residências, olhem os imóveis, quintais e orientem para evitar os criadouros.
A luta contra a dengue deve ser constante, porém, o arrastão vem para colaborar com o serviço já prestado pelos agentes da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária do município. Os agentes e colaboradores percorrem todo o município, para recolher os materiais que servem como possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, e orientar os moradores sobre a importância da prevenção de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.
NOTIFICAÇÃO E MULTA
A população precisa ter consciência que a fiscalização dos Agentes é importante e necessária, e está prevista em Lei. A Lei Complementar n.º 1.381/22 dispõe que toda a pessoa que dificulta ou impede os agentes de fiscalizar o imóvel seja notificada, e se persistir pode ser multada.
Assim como as residências onde encontra-se larvas do mosquito, na primeira visita dos agentes a pessoa é orientada a eliminar os criadouros, na segunda visita (e novamente encontra-se larva) é notificada, na terceira vistoria é feito um auto de infração e persistindo é aplicado a multa.